terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

(De)Formação


Estamos numa época onde as carências e a falta de qualidade tanto a nível de jogadores como de competitividade são gritantes. Julgo que chegou o momento de olharmos para a frente olhando para trás. Figo, Rui Costa, João Vieira Pinto, Vítor Baía, Cristiano Ronaldo são exemplos brilhantes do sucesso da nossa cantera. A década brilhante que a Selecção Nacional respirou está a actuar contra o nosso futebol, a política desportiva e as decisões dos responsáveis pelo futebol estão a por em causa o futuro das selecções jovens e mais tarde a Selecção “A” pagará esse preço.

No futebol juvenil, a lei diz que apenas um estrangeiro é permitido por equipa, no entanto, os clubes conseguem contornar essa lei assinando contratos profissionais. Em tempos, Guilherme Aguiar, comentador do programa O Dia Seguinte, disse: “Os verdadeiros títulos do futebol juvenil acontecem quando um jogador chega à equipa sénior.” – Concordo inteiramente com esta visão, de que interessa garantir títulos nacionais se depois não há jogadores formados no clube na equipa sénior?

A Liga Zon Sagres é a terceira no ranking europeu com mais jogadores estrangeiros (56.4%), atrás de Inglaterra e Chipre. Este indicador demonstra como caminhamos para o abismo e Rui Jorge, seleccionador nacional sub-21, expressou ao jornal Publico as suas reservas e preocupações: “Temos dificuldades em encontrar jogadores portugueses.”

Dos 481 jogadores seleccionáveis para a selecção sub-21 apenas seis (!) jogaram mais de 90 minutos na Liga Zon Sagres. Na última convocatória de Rui Jorge, apenas 6 dos 23 jogadores actuam na Liga Zon Sagres, outros 6 no estrangeiro e, finalmente, 11 jogam nas divisões secundárias de Portugal.

Na convocatória de Paulo Bento para o Portugal-Espanha, 8 dos 18 convocados (44.4%) foram formados no Sporting Clube de Portugal. O Sporting CP é a fonte do futebol português e a forte aposta na formação deveria ser a referência para outros clubes. Porém, enquanto Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto actuarem como se estivessem acima da crise, julgo que não vão seguir o exemplo do "Barcelona de Portugal". O Sporting CP é um projecto que tem tudo para dar certo, no entanto, a miopia desportiva, as decisões erradas e a consequente falta de troféus faz com que os jovens jogadores queiram mudar-se antes de atingir a maturidade e as medalhas, retirando o mérito e o valor à aposta do clube: a Formação.

Até quando vão os clubes e os responsáveis pelo futebol português assobiar e olhar para o lado? Se queremos selecções nacionais competitivas e um campeonato com o qual nos identificamos, é tempo de tomar decisões e perder a apetência pelos tiros nos pés.

2 comentários:

  1. (De)Formação é mesmo o nome correcto! E o pior é que não é só no Futebol mas sim em quase todos os desportos, futsal, voleibol, etc.
    Precisamos mesmo de começar a perceber que sem jovens não temos futuro. É muito importante que todos os envolvidos no mundo do desporto se preocupem com a formação. Que procurem dar condições de trabalho a todos e que não deixem qualquer um trabalhar na formação.
    Pegando no futebol, pede-se aos grande clubes que invistam seriamente na formação e que pensem que se de lá sair um jogador para um outro clube por um valor de 5 milhões, por exemplo, já estará pago todo o investimento que fizeram em 2 ou 3 anos. E já agora, desses 5 milhões pelo menos um deveria ser direccionado para a formação para que o trabalho possa continuar.
    Mais defeitos podem ser indicados, como por exemplo a organização dos campeonatos mas isso é uma discussão para horas e ficará para outra oportunidade.
    Abraço e vamos tentar mudar para melhor a nossa formação.

    ResponderEliminar
  2. No comentário anterior falei que os grande clubes deviam investir na formação mas os pequenos também. Principalmente eles que tem um papel muito importante na formação, pois são eles que permitem que muitos jovens pratiquem um desporto.
    Só uma minoria, infelizmente, chega a um chamado Grande.
    As minhas desculpas e bom trabalho.

    ResponderEliminar