terça-feira, 15 de maio de 2012

Ressaca da convocatória

Paulo Bento escolheu, está escolhido. As surpresas saíram de Braga: Miguel Lopes e Custódio. O primeiro eu tinha incluído na minha lista. Gosto de Miguel Lopes, não consigo apagar da memória uma época de alto gabarito que fez pelo Rio Ave. Formado no Benfica, está agora ligado ao Porto e provavelmente terá a sua oportunidade na próxima pré-época. Não será melhor que Sapunaru? Depois... Custódio. O tal jogador que eu considerava não ter "qualquer hipótese". Vejo muita gente de mãos na cabeça e preocupadas com esta escolha mas a verdade é que consigo entender e muito bem PB. É muito bonito idealizarmos o nosso meio-campo com Veloso, Meireles e Moutinho mas haverá jogos, como o primeiro, no qual corremos o risco de andar atrás da bola, e Veloso não é o jogador ideal para esse registo. Acredito mesmo que Custódio até possa ser titular logo no primeiro jogo. Custódio é um jogador muito mais disponível e solidário do que Veloso. É um jogador mais limitado é certo, mas é destruidor e melhor no jogo aéreo, e necessitamos de um tipo de trinco diferente. Entendo PB. Faz todo o sentido. O que nos pode preocupar é Portugal não ter um trinco desse estilo melhor... mas lá está, obrigado Federação e clubes, as coisas vão ficar muito piores.
De resto, referir só a esperada escolha de Eduardo em detrimento de Quim. Tenho pena. Assim, alto vive o sentimento de ausência de meritocracia. Mas não podemos ser anjinhos e considerar que as coisas são pretas e brancas. Um jogador de futebol é complexo. Não é só a qualidade técnica, o conhecimento táctico e a forma física. O estado mental e emotivo é muito importante. Perguntem a quem jogou futebol: "na tua equipa havia algum ou alguns palhacinhos?". Há sempre, e mesmo que não joguem, são vistos como jogadores fundamentais no balneário. A assimilação do objectivo comum e a boa saúde do humor colectivo são factores chave no futebol. Vejo em Paulo Bento uma pessoa séria e inteligente, confiemos nele.
As ausências de Hugo Viana e Manuel Fernandes não me chocam. A chamada de Custódio dota a equipa de mais poder físico, e ai perde força a tese de convocar M. Fernandes pela sua capacidade física. Já de Hugo Viana tenho pena. Tem muita classe, muita muita - como diria Vítor Pereira ("tenho muito Porto dentro de mim, muito muito") - e às vezes faz lembrar uma espécie de Xabi Alonso à portuguesa. Fiável na construção, óptimo toque de bola, passe e recepção de muita qualidade, bom remate e bolas paradas. Tudo isto mas com menos intensidade que o espanhol.

Portugal terá dois jogos de preparação antes de viajar para a Ucrânia: Macedónia em Leiria (26 Maio - 17h) e Turquia na Luz (2 Junho - 20.45h).
A selecção terá agora um pré-estágio de dois dias em Lisboa. No dia 21 de Maio segue para Óbidos onde vai arrancar a preparação para o EURO2012.

EURO2012:

9 Junho - 19.45h
Portugal x Alemanha (@ Lviv)

13 Junho - 17h
Portugal x Dinamarca (@ Lviv)

17 Junho - 19.45h
Portugal x Holanda (@ Kharkiv)

Sem comentários:

Enviar um comentário