quinta-feira, 25 de agosto de 2011

4.3.3 forever?

SL Benfica venceu ontem o Twente por 3-1 e está qualificado para a fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Jorge Jesus fez a melhor exibição da época. Golos de Luisão e dois de ... Axel Witsel, aquele que no último artigo disse que seria o jogador ideal para fazer a ligação com Javi Garcia e Aimar e que levaria o Benfica para outro patamar.

Pergunto-me se Jorge Jesus vai começar a levar a sério o campeonato português, isto porque nos jogos com Gil Vicente e Feirense jogou com a sua táctica preferida, o tal losango desequilibrado, e nos jogos da Champions, que era o grande objectivo do início de época, jogou em 4.3.3 e com sucesso. A sua sede pela nota artística e a cegueira para jogar para a frente com 4 avançados (+ Aimar) roubou dois pontos ao clube da Luz, quem viu o jogo de ontem viu várias coisas: equipa mais equilibrada, meio campo sólido, transições defensivas mais eficazes, vimos um Javi Garcia muito melhor porque não jogou contra o mundo e já tinha Witsel por perto, vimos um Aimar melhor porque não tem de andar a correr feito louco para tentar chegar perto de Javi no momento que a equipa perde a bola porque Witsel já estava perto de Javi, vimos que a equipa assim consegue trocar a bola, vimos que assim é possível controlar e dominar um jogo ... que é preciso mais Jorge Jesus?

Que dizer de Pablo Aimar? Continuo a dizer, faça ou não os 90 minutos, que é um jogador de classe mundial, toca na bola como ninguém, diverte-se a jogar à bola, faz jogar, está muito agressivo a pressionar, e é simplesmente um génio.

Artur foi novamente um gigante. Sempre concentrado, competente, seguro.

Analisando agora por sectores, a defesa está cada vez melhor, a dupla de centrais parece estar cada vez mais sólida e cúmplice, Maxi a voltar ao normal, Emerson fez uma exibição muito interessante, defendeu bem, é competente, parece que é daqueles jogadores que se diz "não compromete", mas ontem demonstrou que esse título redutor não se encaixa, apareceu várias vezes no ataque, rápido, confiante com a bola no pé, com vontade de participar naquela que foi a melhor exibição dos Encarnados. É importante referir que o clube da Luz continua a sofrer golos e isso é, definitivamente, uma dor de cabeça para Jorge Jesus. O meio campo como já referi fica a ganhar com a entrada de Witsel, mas principalmente fica a ganhar quando jogam três jogadores. Javi Garcia ganha dimensão, toca mais vezes na bola e a presença de Witsel permitiu que o espanhol subisse duas ou três vezes para tentar o remate à baliza do Twente. A defender já se sabe, Javi Garcia é muito competente e consegue ocupar uma vasta área do terreno. Witsel empresta músculo e classe ao meio campo, Aimar é o génio, basta dizer assim. Os elos mais fracos foram Nolito, que interrompeu a sua série de cinco jogos a marcar, e Gaitán. Nolito parece ser um jogador ansioso e que quer fazer tudo e rápido demais, fisicamente parece-me algo frágil também, não só no choque, mas parece-me também não ter andamento. Nico Gaitán é para mim jogador para chegar ao Manchester United, digo isto desde que vi como toca na bola com o pé esquerdo, mas parece que anda desmotivado ou vaidoso, acho que lhe faria bem fazer uma viagem ao banquillo. Resta-me falar do avançado, Oscar Cardozo. Jorge Jesus, clube e o jogador têm protagonizado uma espécie de campanha de charme para promover a paz entre adeptos e o jogador. Admito que também não aprecio o avançado mas sim, faz golos. Ontem fez uma exibição positiva, esforçada, isolou Witsel para o terceiro golo. Merecia marcar um golo.

O sorteio dos grupos da Champions é hoje às 16.45h no Monaco. Aqui estão os clubes e os respectivos potes:

POTE 1

Manchester United
Barcelona
Chelsea
Arsenal
Bayern Munique
Real Madrid
FC PORTO
Inter

POTE 2

AC Milan
Lyon
Shakhtar
Valencia
SL BENFICA
Villarreal
CSKA
Marselha


POTE 3


Zenit
Ajax
Bayer Leverkusen
Olympiakos
Manchester City
Lille
Basileia
BATE

POTE 4

Borussia Dortmund
Nápoles
Dinamo Zagreb
Apoel
Trabzonspor
Genk
Otelul Galati
Plzen



Sem comentários:

Enviar um comentário