segunda-feira, 22 de agosto de 2011

LIGA ZON SAGRES - ARRANQUE

É desta, vou dinamizar este blog de vez ...

Mais um ano, mais um campeonato, expectativas e sonhos renovados.

O FC Porto procura renovar o título, este ano liderado por Vitor Pereira, o treinador adjunto de André Villas Boas no ano passado. O SL Benfica teve mais um verão atribulado com a chegada de muitos jogadores e espera lutar pelo campeonato até ao fim. Finalmente, o Sporting CP de Domingos Paciência tem o grande objectivo de fazer esquecer as últimas duas épocas pouco dignas de um grande clube.

Duas jornadas cumpridas e temos já deslizes do SL Benfica e Sporting CP. Uma palavra para a Académica de Pedro Emanuel que está a começar a temporada da melhor forma, com duas vitórias frente a uma (ainda) frágil União de Leiria e Rio Ave, a sempre competitiva equipa de Carlos Brito.

O FC Porto venceu os dois primeiros jogos contra Guimarães fora e Gil Vicente em casa. Como tive ausente não posso comentar estes jogos mas de registar o arranque forte do inevitável Hulk: 2 jogos, 3 golos.
O clube de Vítor Pereira começa o ano como mais forte candidato ao titulo. Do plantel saíram Falcao e Rúben Micael e entraram os jogadores Bracalli, Mangala, Alex Sandro, Defour, Kelvin, Kleber, Djalma e Iturbe. Danilo chegará em Janeiro.
Jogadores muito jovens mas tendo como lição James Rodriguez, é esperar para ver. Uma dúvida é saber se a saída de Radamel Falcao irá trazer outro avançado ou se chegam Walter e Kleber.
AVB acaba de contratar Mata ao Valência mas tenho alguma expectativa para saber se até fim de Agosto vai ou não perder a cabeça por João Moutinho, visto que o seu Chelsea parece-me muito frágil e pouco dinâmico. Fernando, Guarín e Álvaro Pereira podem também estar a ser alvo de cobiça por parte de grandes clubes europeus.

O SL Benfica parece estar refém de um treinador agarrado ao passado. Mais um ano, mais uma revolução mas nem por isso a táctica é alterada. JJ parece ainda não ter digerido a perda de Ramires para o Chelsea, pois continua a jogar com o seu famoso losango desequilibrado. Antes, tinha em Ramires um soldado incrível para dar apoio ao ataque a uma velocidade furiosa mas mais importante, tinha em Ramires um ajudante de Javi na tarefa defensiva. Era o melhor e mais eficaz jogador na transição defensiva. Desde o ano passado com Salvio, JJ joga num falso losango (sempre foi) mas com dois extremos, o que leva ao desequilíbrio da equipa no momento que perde a bola. O ano passado com Gaitan e Salvio, este ano com Nolito e Gaitan. Witsel parece ser o jogador chave para ligar Javi e Aimar, manter a equipa sólida e com possibilidades de controlar o jogo.
O SL Benfica empatou em Barcelos com o Gil Vicente por 2-2, e na última jornada venceu com dificuldades o Feirense por 3-1.

O Sporting CP teve o pior arranque dos três grandes: 2 empates. O primeiro empate foi em casa contra o Olhanense, neste jogo Hélder Postiga teve um golo mal anulado mas de registar também a agressão de Jeffren a um jogador do clube de Olhão. Na segunda jornada, os Leões deslocaram-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar, equipa treinada por Rui Bento. Domingos Paciência desenhou uma equipa ofensiva com Schaars, Matias, Djalo, Capel e Wolfswinkel, mas aos 36 minutos mexeu no seu onze: saíram Djalo e Matias, entraram Postiga e Izmailov. Domingos enviou uma mensagem à equipa de que não estava satisfeito e era hora de acordar. Na 2ª parte o Sporting CP teve oportunidades para marcar por Postiga, Wolfswinkel e Capel, esta escandalosa, mas sem sucesso.
Nota positiva para Capel, boa estreia a titular com vários cruzamentos perigosos para a área do Beira-Mar. Não parece tão rápido quanto o Capel de Sevilha que cheguei a ver, mas é sem duvida a melhor solução para aquele posto. Uma palavra também para o incansável Rinaudo, recentemente chamado à selecção das Pampas, faz o seu trabalho de forma eficaz e entrega a bola a quem tem de construir o jogo leonino: Matias e Schaars.

As expectativas são muitas para saber como vai reagir o FC Porto sem Falcao (pensando a longo prazo ...), e se este FC Porto vai chegar ao nível da equipa do ano passado, expectativas para saber com que táctica vai jogar Jorge Jesus daqui para a frente, visto que até aqui não conseguiu controlar e dominar dois recém-promovidos, e também, como Domingos Paciência vai resolver a falta de eficácia da finalização leonina, talvez um workshop dado pelo próprio não seria mal pensado.

Sem comentários:

Enviar um comentário