sábado, 10 de setembro de 2011

Domingos: como beliscar a liderança

Domingos perdeu a paciência e mostrou em que estado está o Sporting CP.
"Perguntem ao Djaló e Postiga se estavam a 100% no Sporting". Este desafio lançado pelo treinador leonino é muito grave e expõe e muito o Sporting e a sua liderança.

Estamos a falar de dois jogadores que foram titulares na esmagadora maioria dos jogos oficiais. Não estavam a 100% no Sporting, então eram titulares porquê? Só vejo duas razões: estratégia para vender os jogadores até ao fecho do mercado (final de Agosto) ou porque não há melhor. Seja qual for a resposta, é grave. É grave para um treinador estreante num clube grande que tem 15 jogadores novos no plantel. Se a estratégia era vender, os resultados desportivos foram colocados em segundo plano. Se alegar não ter melhor, mesmo quando os jogadores titulares não estão a 100%, é como colocar uma mina num balneário. Considero perigosa essa forma de liderar, os suplentes normalmente não estão conformados, sentindo injustiça então, podem começar os distúrbios no balneário. Postiga quando saiu disse que não pensou duas vezes porque o ambiente não era o melhor. Acredito, uma equipa que não vence jogos, que tem jogadores a jogar com a cabeça noutro lado, que são displicentes, não pode ter bom ambiente.

Lembro o que falei no último artigo: o Sporting CP tem João Pereira, Evaldo e Rodriguez, três jogadores que pertenciam à forte defesa do SC Braga no ano em que lutaram até ao fim pelo título com o SL Benfica. O problema não está nas qualidades individuais, mas o que o grupo provoca nos jogadores. Quando há ambiente de conformismo, negligência, displicência, e se calhar como no caso que mencionei acima, injustiças, é normal uma equipa conseguir roubar capacidades individuais e mentalidade competitiva aos jogadores.

Acredito que Domingos vai montar uma equipa competitiva, quem sabe até com bom futebol tendo em conta os jogadores que tem à disposição, mas na minha opinião, Domingos mostrou como se belisca uma liderança.

1 comentário:

  1. Concordo. Pior é ainda a forma como manifesta desespero no Banco. Um verdadeiro Líder está sempre de cabeça levantada e encara a derrota como um oportunidade de mudança e crescimento.

    ResponderEliminar