sexta-feira, 23 de setembro de 2011

FCP x SLB: antevisão

É já esta noite um dos jogos mais aguardados do ano. FC Porto e SL Benfica, os líderes do campeonato, medem forças hoje e esperam deixar para trás o principal rival. A história está do lado do clube da Invicta, mas quatro vitórias seguidas para o campeonato e um jogo interessante contra o Manchester United leva os encarnados a encarar o jogo com mais confiança e, quem sabe, coragem.
Nos últimos sete anos, o SL Benfica venceu duas vezes no Estádio do Dragão. O ano passado para a Taça de Portugal (2-0) e em 2005/2006 para o campeonato com dois golos de Nuno Gomes (2-0).
Há um dado que não posso deixar de referir: o FC Porto não perde há 44 (!) jogos, 573 dias sem conhecer o sabor da derrota. A última derrota aconteceu no dia 28 Fevereiro de 2010, contra o Sporting CP em Alvalade, o resultado foi 3-0.
Na época passada este clássico permitiu o FC Porto fugir e aumentar para 10 pontos a distância entre os rivais. Mais que isso, permitiu mostrar que ambos estavam a anos-luz no que toca à qualidade e dimensão. O 5-0 foi esclarecedor e antecipou o que iria acontecer no campeonato: supremacia fácil e gritante dos dragões.
Este ano tudo pode ser diferente. O FC Porto continua forte mas ainda longe do FCP de AVB, o SL Benfica parece mais forte colectivamente relativamente ao ano passado, com mais soluções, mas essencialmente, com um treinador que tem os pés no chão e que entende que os equilíbrios defensivos são tão importantes quanto o seu ataque das transições rápidas.
Os estilos são diferentes, o FC Porto gosta de dominar, ter a  bola, congelar a bola quando necessário, atacar com mobilidade mas com os espaços bem ocupados, ou seja, é uma transição ofensiva com coberturas, o que permite à equipa um equilíbrio e muito maior eficácia no momento que perde a posse de bola; o SL Benfica gosta de dominar de outra forma, gosta de pressionar forte à frente mas olha pouco a congelar a bola ou controlar/dominar o jogo através da posse de bola (o que acho que seja um dos pecados de JJ), prefere o ataque sem cessar. Quando o ataque está num dia bom, claro que é isso que faz tremer as outras equipas, mas no momento que perde a bola, a equipa por vezes está desequilibrada, algo que Witsel veio ajudar a corrigir. Tendo em conta estes dois tipos de abordagem, diria que o do FCP é o mais indicado e apropriado para um clássico desta dimensão: domínio, posse de bola, coberturas, transições eficazes. Fico tentado a dizer que o FCP vive de outra dinâmica e cultura táctica.
Para esta noite existem algumas dúvidas. Começando pelo FCP, a expulsão (surpreendente) de James Rodriguez frente ao Feirense abre uma vaga. Varela ou Cristián Rodriguez? Há um ano diria Varela sem qualquer problema, este ano e depois de ver o que se passou no Mónaco fico mais reticente. Cristián é mais competente no processo defensivo num jogo que vai ter Maxi Pereira como opositor, porém, é o FCP no Dragão, acho que só vai olhar para si, com a coragem, orgulho e qualidade do costume, aposto em Varela. Até porque Rodriguez ofensivamente nunca mais foi o jogador que jogou no SLB ou do primeiro ano do FCP. A outra dúvida no FCP é o meio campo: Belluschi, Guarín ou Defour? Alguns jornalistas e analistas apostam em Guarín. Estou de acordo visto que o meio campo do SLB é dotado de técnica e força, Javi e Witsel são poderosos fisicamente e sabem sair a jogar. E há ainda Aimar, um grande nº10, acredito que Vítor Pereira terá indicações específicas para defender o argentino, anular Pablito é uma forma de anular o ataque do SLB. Guarín é um tractor, defensivamente forte e possante, aparece bem perto da área do adversário onde gosta de aplicar o seu "pontapé Isaías".
No SLB a dúvida está no meio campo: Rúben Amorim ou Nolito/Bruno César? Coloco as coisas assim porque dependem da abordagem de Jorge Jesus. Quererá um meio campo mais coeso, mais virado para o equilíbrio e, com a entrada de Rúben Amorim, atento às investidas de Álvaro Pereira? Ou vai pensar como o adepto benfiquista e não ter medo? Colocando assim Bruno César ou Nolito. Estou curioso para saber qual é a abordagem, mas caso seja a segunda opção, eu apostaria em Bruno César. Tem dinâmica, é rápido e parece ter dimensão. De Nolito continuo a dizer que é frágil fisicamente, este é um jogo que vai exigir muito dos jogadores e o espanhol é muito mais eficaz num jogo virado para o ataque, agiganta-se nos últimos 30 metros.
Jorge Jesus terá aprendido a lição o ano passado mas o que é certo é que não tem jogadores para virar a equipa ao contrário para pensar em Hulk. Dou favoritismo ao FCP, por ser o FCP no Dragão, até podia ter cinco derrotas até aqui, contra o SLB o orgulho e devoção ao clube tornam-se cegos. Veja-se o que aconteceu no ano do título dos encarnados: o FCP com 10 jogadores venceu o jogo por 3-1. Já o ano passado, o SLB permitiu os dragões serem campeões no seu Estádio. As mentalidades são diferentes.
O FCP tem um grande colectivo mas vive muito do seu craque Hulk. Se o brasileiro tiver naqueles dias mágicos (dia sim dia sim mais ou menos...), o favoritismo sobe para 70%. O SLB respira o colectivo mas tem jogadores como Gaitán e Cardozo que podem fazer um golo ou desequilibrar a qualquer momento.
O ambiente está saudável e espera-se um grande jogo. Os rivais querem fugir e vencer os três pontos, mas um empate seria muito interessante para o campeonato caso SC Braga e Sporting CP vençam os seus jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário