segunda-feira, 1 de abril de 2013

Futsal: Portugal no Euro 2014

Entre os dias 27 e 30 de Março Portugal esteve na Sérvia a disputar a fase de apuramento para o Campeonato da Europa de Futsal de 2014, que vai decorrer na Bélgica. Portugal estava inserido no Grupo 5 que incluía as selecções da Grécia, Polónia e Sérvia.

Portugal começou por defrontar a Grécia num jogo onde a selecção conseguiu impor o seu jogo e, por consequência, controlar a partida. Portugal criou várias ocasiões de golo e podia ter saído deste primeiro encontro com um resultado ainda melhor. Ainda assim, é de referir também a boa organização defensiva da selecção que não permitiu que o adversário jogasse. Foi um jogo onde Portugal conseguiu colocar em campo toda a sua qualidade e levar de vencida o seu adversário por uns expressivos 6-1, com golos de Gonçalo Alves, Pedro Cary (2), Djô, Paulinho e Leitão.
Veja aqui os golos do jogo

No segundo jogo, a equipa das quinas enfrentou a selecção polaca. A Polónia é uma equipa com mais história no futsal comparativamente com a Grécia e, por isso, esperava-se um jogo mais equilibrado. E assim foi, prova disso era o resultado de 2-2 ao intervalo. Portugal entrou forte e a saber o que queria, no entanto, os polacos também tinham a lição bem estudada e fizeram da defesa e das transições as suas melhores armas. Contudo, a estratégia polaca não sobreviveu ao segundo tempo onde Portugal em seis minutos resolveu o jogo com três bons golos. Portugal vencia assim a Polónia por 5-2, com golos de Leitão, Ricardinho (2) e Joel Queirós (2).
Veja aqui os golos do jogo

Por fim, no terceiro e decisivo encontro, Portugal enfrentou a equipa anfitriã, a Sérvia. Num jogo onde a factor público podia fazer a diferença, a equipa das quinas foi capaz de fazer usufruto de toda a sua qualidade e competência para levar de vencida a difícil selecção da Sérvia. Portugal conseguiu desta forma vencer a Sérvia por 2-1, com golos de João Matos e Ricardinho.
Veja aqui os golos do jogo

Fazendo uma análise global desta fase de apuramento, para além das três vitórias, do primeiro lugar e consequente apuramento, posso dizer que vi uma selecção com uma dinâmica ofensiva muito forte, com as bolas paradas muito bem trabalhadas e muito bem organizada defensivamente. Acredito que iremos fazer um grande Europeu, a ver se é desta que o vencemos e que destronamos a Espanha. Força Portugal!

Ricardo Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário