sexta-feira, 12 de abril de 2013

Liga Europa: Yobo, Stoch, Emre, Meireles, Sow, Kuyt. Conheça o próximo adversário do Benfica

Ditaram as bolas quentes que o Benfica... estou a brincar. O sorteio ditou que o Benfica encontrasse os turcos do Fenerbahçe na meia-final da Liga Europa. Ok, entendo a animação, não é o Chelsea, mas cuidado com as vitórias antecipadas.

Esta é uma equipa que não chegou aqui por acaso. O Fenerbahçe esteve inserido no Grupo C da Liga Europa, com Marselha, Borussia M´gladbach e Limassol. O desempenho foi muito satisfatório: seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota; dez golos marcados, sete sofridos.

Nos 1/16 de final, os turcos defrontaram o BATE Borisov, com um empate caseiro (0-0) e uma vitória fora por 1-0, com um golo do brasileiro Cristian de penalti.

Nos oitavos-de-final, o Fenerbahçe defrontou o Plzen. Na primeira mão venceu na República Checa, por um 1-0 com golo de Webó já perto do final. Depois, empatou em casa (1-1) – o golo foi marcado por Salih Ucan.

Finalmente, nos quartos-de-final a vítima foi a Lazio. Na primeira mão, os turcos assinaram uma vitória caseira com dois golos tardios (Webó, 78´; Kuyt 90´). Em Roma, o resultado foi 1-1, com golo de Caner Erkin.

Reconheço que não conheço as dinâmicas da equipa, nem o seu ADN, mas posso falar de alguns jogadores. Os meus destaques são:

Yobo – É um central de qualidade, que passou oito anos no Everton. Não é alto (182cm) mas deixa bem vincada a sua presença. Aos 32 anos admito que não sei se terá perdido a mobilidade que lhe era preciosa na Premier League.

Stoch – O eslovaco tem uma técnica interessante. Bom no drible e rápido a procurar o espaço. Stoch (168cm) passou três anos pelo Chelsea, onde jogou pelas reservas e, mais tarde, acabou por ser emprestado ao Twente.

Raul Meireles – Dispensa apresentações

Emre – Aos 32 anos, acredito que a sua experiência e grande qualidade no toque de bola faça a diferença. Não sei como estará a sua frescura física, já que este jogador vivia muito da sua agressividade. Emre jogou quatro anos no Inter e três no Newcastle. Antes de ingressar no Fenerbahçe jogou um ano no Atletico Madrid.

Krasic – Este sérvio vai ser uma dor de cabeça enorme para Melgarejo. A sua velocidade é surreal. Jogou dois anos na Juventus (2010-2012). Antes, tinha jogado sete anos no CSKA Moscovo. Ah! É extremo direito.

Sow – É um avançado de média estatura (180cm, 71kg), mas goza de uma boa movimentação e qualidade a finalizar. Esta é a segunda época na Turquia. Antes, jogou no Rennes e Lille, onde foi campeão em 2011. Sow foi peça chave na conquista do título, que já fugia desde 1954, ao marcar 25 golos nessa edição da Ligue 1. Este ano já marcou 15 golos no campeonato e apenas um na Liga Europa.

Kuyt – Julgo que todos conhecemos a sua qualidade e a cultura de colectivo desde os tempos do Liverpool. Este ano leva 10 golos (7 campeonato, 3 Liga Europa).

Com seis jornadas para jogar, o Fenerbahçe ocupa actualmente o segundo lugar da Liga Turca, apenas a quatro pontos do líder Galatasaray.

No seu palmarés tem 18 campeonatos turcos, e troféus da Taça da Turquia e oito supertaças. A ambição de se estrear a vencer numa prova europeia, juntamente com a 'loucura' dos seus adeptos, poderão ser grandes problemas para o Benfica.

1 comentário:

  1. Entendes a animação??

    Com o Fener??

    Não é um Chelsea, mas...

    ResponderEliminar