Se quero que os meus guarda-redes estejam bem nos jogos, não posso facilitar-lhes a vida no treino, muito pelo contrário. Como tal e partindo de um exercício “clássico” (neste caso é o remate contra o banco), deixo aqui uma das minhas sugestões para treino de baliza.
No exercício abaixo vou trabalhar com 3 guarda-redes e incluo-me a mim, num total de 4 elementos.
Ideia base: eu gosto de trabalhar sempre a reacção às 2ªs bolas, porque é um situação que acontece muitas vezes durante um jogo: o guarda-redes faz uma defesa em que não segura a bola, que muitas das vezes fica ainda jogável pelo adversário, e porque não reagiu rapidamente ao 2º remate (recarga) sofre-se um golo.
Fazer uma 1ª grande defesa e na recarga sofrer golo, de nada vale. A defesa só se completa com o afastamento do perigo para a nossa baliza.
Exercício proposto:
Material: 9 bolas (3 por cada rematador, se houver mais bolas melhor); um banco (deitado); 2 cones grandes (podem ter varas colocadas) para servirem de baliza
Explicação do exercício: 1 GR na baliza, o treinador remata contra o banco e o GR tem de realizar defesa, logo de seguida salta o banco e defende um 2º remate feito por um dos colegas GR; logo de seguida corre para a baliza feita por cones para defender um 3º remate.
Notas: faço este exercício para os 2 lados (obviamente)
Podemos depois enriquecer com variantes este exercício, por exemplo:
1- O GR pode ter de tocar 1º no poste
2- Depois de saltar o banco pode “abafar” o remate do colega (coloca-se o colega a rematar dentro da área), etc.
Veja aqui o primeiro texto de Jorge Oliveira sobre a importância dos guarda-redes no futsal.
Jorge Oliveira (treinador de futsal dos juvenis do Cascais)
Sem comentários:
Enviar um comentário